top of page

ALUNOS DO CURSO DE LETRAS DO IFCE CAMPUS BATURITÉ VISITAM ESPAÇO CULTURAL DA UNIFOR


Com o intuito de continuar demonstrando a importância da relação existente entre a teoria e a prática no processo de ensino e de aprendizagem, a prof. Djany de Carvalho, disponibiliza no ambiente virtual “Práxis na Prática”, a experiência vivenciada no dia 19 de abril de 2022, com os alunos do curso de Letras do IFCE campus Baturité, relacionada à visita técnica a “EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922”.

Vale salientar que essa manifestação artístico-cultural ocorrida no Teatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922, tornou-se conhecida como “Semana de 22” e um símbolo da brasilidade. As expressões artísticas literárias - literatura, música, pintura, poesia, dança, escultura, arquitetura... - buscavam explorar e expor a criação dos artistas brasileiros que, apesar de inspirarem-se na arte europeia, visavam criar algo próprio. Destaca-se que, inicialmente, por sua inovação e “modernidade”, as obras apresentadas foram alvo de críticas.

A atividade prática teve como objetivo visitar a exposição “100 Anos de arte Moderna: em acervos do Ceará” que, além da explanação sobre a temática, propiciou o contato com obras de escritores, pintores, escultores nacionais e cearenses, destacando-se no acervo obras de Anita Malfatti, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral, dentre outros. E, considerando o núcleo de artistas cearenses têm-se expostas obras literárias de Raquel de Queiroz, estudos de Sânzio de Azevedo, e escritos da Padaria Espiritual; telas de Antonio Bandeira; e fotografias de Lampião e Maria Bonita, feitas por Benjamin Abrahão.

Para a Profa. Djany, os conteúdos trabalhados em suas aulas, refletem à história do país como marco da literatura brasileira, atuando de forma interdisciplinaridade - educação, literatura e arte -, e esse tipo de experiência, oportuniza aos seus alunos entenderem as formas de retratar o seu futuro de professores de Língua Portuguesa e Literatura.



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page