top of page

Empreendedorismo nos cursos de Hotelaria, Gastronomia e Técnico em Administração, do IFCE Baturité


Para a UNESCO a educação do século XXI é pautada no "aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser". Esses conceitos estão relacionados à capacidade de o aluno desenvolver habilidades relacionadas à criatividade, iniciativa, autonomia, proatividade, etc. Nesse contexto, adotar princípios de metodologias ativas, permite trabalhar formas diferenciadas de relacionar a teoria e a prática.


Neste sentido, e contribuindo com a página Práxis na Prática, demonstra-se a seguir, algumas atividades da disciplina de Empreendedorismo, dos cursos de Tecnologia em Hotelaria e em Gastronomia e Técnico em Administração do IFCE Campus Baturité. Essas metodologias de ensino, visam fundamentos de desenvolver competências empreendedoras nos alunos, colocando os estudantes como sujeitos ativos do processo de aprendizagem e ensino. Compartilham experiências com estudantes de cursos diferentes, realizando trabalhos em equipe, seguindo o princípio de aprender fazendo para disseminar a ideia de geração de renda, como valor econômico e social.


Os alunos aplicam empreendedorismo por meio da criação e gerenciamento de uma miniempresa, desde a concepção da ideia, passando pela pesquisa de mercado, escolha dos sócios, dos produtos, da marca, dos canais de comunicação, distribuição e venda. Além disso, gerenciam o negócio desde o planejamento, elaborando um miniplano de negócios, seguindo um modelo disponibilizado, até a apuração final dos resultados alcançados. Essa experiência representa uma fonte de aprendizado prático que prepara os discentes para a vida profissional e pessoal.

50 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page