top of page

Matemática Olímpica no IFCE Campus Baturité: um caso de sucesso!


A experiência do Prof. Me. Evanilson Brandão, desperta o interesse dos alunos do Curso Técnico Integrado em Comércio do IFCE Campus Baturité em participar da OBMEP - Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

O Prof. Evanilson, iniciou essa experiência quando ainda lecionava na rede estadual do Ceará, em 2017, cujo projeto preparava alunos da rede publica para participar dessa olimpíada. “Foi através dessa experiência que despertei ainda mais o interesse em trabalhar Matemática Olímpica dentro do IFCE, quando ainda lecionava no IFCE-Campus Boa Viagem, onde tive a oportunidade de inscrever os alunos do Ensino Médio desse campus na OBMEP de 2019”.

Desde 2020 a Matemática Olímpica está presente no IFCE-Campus Baturité com a participação da primeira turma de Ensino Médio (Técnico Integrado em Comércio) do campus na OMIF (Olimpíada de Matemática das Instituições Federais). Devido a pandemia, a edição de 2020 foi no formato remoto. Na ocasião tivemos cinco premiações (uma medalha de prata, uma medalha de bronze e três menções honrosas).

Em 2021, ainda em formato remoto, a instituição participou da OBMEP, OMIF e da OMIFCE (Olimpíada de Matemática do IFCE). Na OBMEP, realizada em duas fases, tivemos

cinco alunos realizando a 2ª fase. Na OMIF, conquistamos três menções honrosas. Na OMIFCE, realizada em fase única, conquistamos uma medalha de bronze.

É importante ressaltar que a participação desses alunos em olímpiadas estimula e promove ao aluno o interesse pela Matemática, contribuindo para a melhoria da educação básica. Através dessas olimpíadas, podemos encontrar novos talentos e incentivar o ingresso desses jovens em instituições de nível superior, despertando o interesse pelas áreas científicas e tecnológicas. Com relação ao trabalho docente, a participação em olímpiadas incentiva o professor a se aperfeiçoar em sua área de conhecimento. De um modo geral, a experiência olímpica dentro do ambiente escolar, proporciona inclusão social por meio da propagação do conhecimento.


____________________


Premiação da OMIFCE 2021: Entrega da Medalha de Bronze ao Aluno Mateus Lima, realizada no dia 14/03/2022 no IFCE-Campus Fortaleza.



Entrega da Medalha de Bronze ao aluno Mateus Lima.










Mateus Lima, aluno do Técnico Integrado em Comércio do IFCE-Campus Baturité.
















Mateus Lima (Medalhista), Prof. Evanilson Brandão (Coordenador Local da OMIFCE 2021), Profa. Fabiana Lima (Coordenadora do Curso de Comércio do IFCE-Campus Baturité), Wally Menezes (Reitor do IFCE) e Lourival Soares (Diretor do IFCE-Campus Baturité).













Entrega de Certificado como

Coordenador Local da OMIFCE

2021 ao Prof. Evanilson Brandão.

114 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page