top of page

MOVEIT - Movimento de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica


Por: Anderson Lima. Professor do IFCE Campus Maracanaú.


O Movimento de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica teve sua segunda edição em 2019. O objetivo do Moveit continua a ser movimentar a comunidade acadêmica do IFCE Campus Maracanaú na direção a um ecossistema de empreendedorismo repleto de oportunidades que podem beneficiar os alunos e as empresas do estado do Ceará.

O Moveit 2019 ocorreu num formato diferente do passado, dessa vez ele foi uma Maratona de idéias, conhecida como Hackathon, onde, em parceria com uma empresa multinacional sediada no Porto do Pecém, os participantes trabalharam a fim de encontrar soluções para problemas existentes na empresa.

O evento só ocorreu devido o apoio de várias intituições, como a direção do IFCE campus Maracanaú, a Pró-reitoria de Extensão, a empresa APM Terminal e o SEBRAE que deu o apoio com capacitações tanto na parte de geração de ideias como na parte da apresentação das soluções. A seguir vamos mostrar em fotos um resumo do que ocorreu no evento:

  • Banner de divulgação do evento:

  • Programação do Evento:

Primeiro dia: Conforme a programação, com o apoio do SEBRAE foi ministrado uma oficina preparatória para o Hackathon:


Segundo dia: Imensão na APM Terminal, onde os participante foram visitar as instalações da empresa na zona portuária do Pecém:


Terceiro dia: Os partcipantes tiveram um dia inteiro para pensar em soluções tomando por base os problemas apresentados no dia anterior.



Nesse processo, o banner ao lado serviu de acompanhamento dos trabalhos da equipe. Ao final do dia conseguimos preparar 13 projetos.


Local onde as equipes trabalharam:



A seguir mais alguns momentos do terceiro dia:




Quarto dia: Apresentação das propostas no formato de uma batalha de Pitchs.


A seguir um resumo dos momentos desse dia:




Podemos destacar a equipe vencedora com a proposta de um sistema de monitoramento da presença de pessoas não autorizadas no pátio de movimentação de cargas via IoT.



Por fim, o Moveit teve a participação ativa de mais de 60 estudantes, 13 projetos apresentados e todos os cursos dos campus impactados pelo movimento. Esperamos que após a pandemia em 2020 e 2021 o Moveit retorne com toda a força em 2022. A seguir um video que resume o que ocorreu no evento:



26 visualizações0 comentário
bottom of page