top of page

EXPERIÊNCIAS

EXITOSAS

Confira neste espaço as experiências práticas desenvolvidas no campo do Ensino Tecnológico.

OBS: Caso queira contribuir deixando alguma prática sua para exibição aqui, no Práxis na Prática, use a área de "Discussões" para criar um assunto e compartilhar sua prática. Posteriormente, a exibiremos  aqui.

palestra

Experiências Exitosas

Educação Turística e Patrimonial: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental das escolas de Baturité, por Prof. Temilson Costa

O Projeto de Extensão "Educação Turística e Patrimonial: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental das escolas de Baturité", trata-se de uma ação desenvolvida por seis bolsistas do curso Tecnologia em Hotelaria do IFCE Campus Baturité, servindo de atividade prática da disciplina Introdução ao Estudo do Turismo. Possibilitou aos discentes do IFCE relacionar a teoria e prática no processo Ensino e Aprendizagem e proporcionou aos alunos do 7º ano da Escola Municipal Domingos Sávio, conhecer a história e as potencialidades turísticas e culturais da sua cidade.

CONFIRA O PROJETO NA ÍNTEGRA, LOGO ABAIXO:

Aula Prática: Hotel Vale das Núvens e

Hotel Escola IFCE Guaramiranga

Paulo Freire (1987, p.15), comenta que “a verdadeira reflexão crítica origina-se e se dialetiza na interioridade da "práxis" constitutiva do mundo humano.” Dessa maneira, por meio da relação teoria e prática, pode-se chegar a uma verdadeira reflexão crítica, realizando assim, através da educação, práticas transformadoras da realidade em que o sujeito se encontra.

Nesse sentido, pensar ações práticas e interdisciplinares na Educação Profissional e Tecnológica, trata-se da oportunidade de tirar o aluno de sala de aula e demonstrar as diversas nuances do mercado que o mesmo poderá atuar em um futuro próximo. Portanto, planejar uma visita técnica interdisciplinar, é possibilitar ao discente compreender que a teoria sempre relaciona-se com a prática e virse-versa, proporcionando conhecimentos diferenciados que o acompanharão em sua vida profissional.

CONFIRA O PROJETO NA ÍNTEGRA, LOGO ABAIXO:

Docente propõe aula diferente no

curso de Gastronomia de Baturité

Os alunos do curso de Tecnologia em Gastronomia tiveram uma aula, no último dia 1º de julho, diferente no IFCE Baturité. O professor Temilson Costa, docente da disciplina Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, convidou Francisco Pereira, jardineiro do Campus Baturité para demonstrar a sua experiência, sobre os produtos da horta e demais árvores e todo processo de jardinagem existente, principalmente com produtos do Maciço de Baturité existentes no campus.

Para o professor Temilson Costa, momentos como esse servem para que os discentes possam entender que o saber científico pode se complementar com o saber comum e vice-versa, pois Francisco, com a sua simplicidade, demonstrou que podemos fazer a diferença a partir de pequenas atitudes de relações entre o homem e o meio em que convivemos.

O professor destaca ainda que foi uma experiência muito rica para os alunos por compreenderem todo o processo de plantação e manutenção de uma horta, principalmente por fornecer insumos à merenda dos próprios alunos.

(Fonte: Notícias IFCE, Campus Baturité.)

CONFIRA NA ÍNTEGRA:

Avaliação Exitosa na disciplina de

Planejamento e Organização de Eventos

Para Saviani, “a oposição teoria-prática se insinua a oposição verbalismo-ativismo: o que se opõe de modo excludente à teoria não é a prática, mas o ativismo; do mesmo modo, o que se opõe de modo excludente à prática é o verbalismo e não a teoria. Pois o ativismo é a “prática” sem teoria e o verbalismo é a “teoria” sem a prática. Isto é: o verbalismo é o falar por falar, o culto da palavra oca; e o ativismo é a ação pela ação, a prática cega, o agir sem rumo claro, a prática sem objetivo”. (SAVIANI, 2007, p.109)

A partir do pensamento de Saviani, disponibilizamos neste espaço de “Experiências Exitosas”, o Evento: Concurso Miss & Mister IFCE 2019, planejado, organizado e executado pelos alunos do curso Tecnologia em Hotelaria do IFCE Campus Baturité, como parte integrante da avaliação final da disciplina “Planejamento e Organização de Eventos”, ministrada pelo professor Temilson Costa, cujo objetivo principal foi de organizar e executar um evento que possibilitasse além de uma integração dos vários cursos do IFCE Campus Baturité, realizar uma atividade prática que aplicasse os conhecimentos teóricos debatidos em sala de aula, durante o decorrer da disciplina.

Vale salientar que tudo relacionado ao evento foi elaborado e executado pelos alunos, que tiveram a oportunidade de também efetuar uma ação social, pois uma das propostas para participar do concurso, era que os alunos concorrentes dos cursos de Letras, Tecnologia em Hotelaria e Tecnologia em Gastronomia, dos diversos períodos, arrecadassem alimentos não perecíveis, para doar as instituições de caridade de Baturité.

CONFIRA NA ÍNTEGRA A PÁGINA DO INSTAGRAM CRIADA PELOS DISCENTES CLICANDO AQUI!