top of page

BIBLIOTECA VIRTUAL

Nesta ABA, você internauta encontrará diversos materiais disponibilizados gratuitamente para download. Utilize-os para complementar os seus estudos sobre a importância de atividades práticas na Educação Profissional e Tecnológica.

OBS: Caso queira contribuir com algum material sobre suas experiências práticas na Educação Profissional e Tecnológica, pode nos enviar e-mail para costatemilson@gmail.com ou utilizar a ferramenta WhatsApp (84) 99916-1616, que posteriormente, disponibilizaremos na ABA Downloads deste ambiente virtual.

Biblioteca Redonda

Livro Narrativas de Si

Esta obra traz no seu âmago, decerto, a mais íntima e remota expressão da trajetória formativa de 17 mestrandos em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE. 
Nas narrativas de si, os percursos profissionais e pessoais são rememorados, entrelaçados e dispostos em histórias de cunho autocrítico, que constituem os memoriais. Como ferramenta de pesquisa no campo da História de Vida, o constructo dos memoriais em tela objetivou insurgir reflexões e protagonismo nos processos decisórios nas formações dos autores.
​Nesse sentido, e como aluno do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, o Professor Temilson Costa, autor deste ambiente virtual - Produto Educacional, apresenta a partir da página 63 as suas "Memórias de uma vida: retratos de um cotidiano pessoal, educacional e profissional".

ADQUIRA SUA CÓPIA AQUI!

 MATERIAIS PARA DOWNLOAD 

LIVRO: NARRATIVAS DE SI - VOL 2

por: Francisco Regis Vieira Alves, Jefferson Queiroz Lima, Sandro Cesar Silveira Juca e Solonildo Almeida da Silva

Segundo o Profº Solonildo Almeida, Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, “escrever exige atenção e zelo, diante da missão de prefaciar uma obra feita com encanto e que expressa o pensamento de muitas vidas”.
Em seu segundo volume, o livro “Narrativas de Si: memórias de sujeitos em processos”, registra a memória de 24 mestrandos da terceira turma do PROFEPT IFCE Fortaleza, onde cada história de vida, compõe uma procura comum de realizar um mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.   
Como um dos papéis do “Práxis na Prática” é ser uma ferramenta que cative sujeitos e leitores em busca de conhecerem a profícua produção do ProfEPT, disponibilizamos para Download esse volume 2, com a certeza que uma semente brotará no canto dos lábios de todos que visitarem essa obra.

Livro-Narrativas-de-Si-vol-2-site.pdf.pn

LIVRO: NARRATIVAS DE SI - VOL 3

por: Natal Lânia Roque Fernandes, Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, Heloisa Beatriz Cordeiro Moreira, e Sandro Cesar Silveira Jucá.

De acordo com o Prefácio da Profa. Dra. em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Luiza Santos Pontello, Professora de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática do IFCE/Fortaleza, viver os desafios da Educação, em especial, da Educação brasileira, requer, dentre outros atributos, compromisso, sensibilidade, criatividade e conhecimento, num amálgama sem hierarquias. Neste sentido e mais uma vez trazendo o que existe de melhor do ProfEPT IFCE Fortaleza, o “Práxis na Prática” disponibiliza para pesquisa e Download, o volume 3 do Livro Narrativas de Si, resultado de uma ação educativa que operou atributos de maneira muito especial. 
São apresentados 21 relatos, em forma de memorial, que trazem histórias de vida de pessoas que não necessariamente sabiam que a sua caminhada alcançaria a Educação Profissional. Sensíveis, os relatos mostram os desafios vividos e os aprendizados desenvolvidos, muitas vezes, desde a infância até os dias atuais retratando o que existe de melhor dos seus autores.
Essa ação, realizada no sentido de contribuir com a formação continuada de trabalhadoras e trabalhadores da Educação, em nível de pós-graduação, consistiu na construção de narrativas, ou memoriais de formação, que aqui se encontram disponibilizados.

O livro na íntegra pode ser baixado clicando AQUI.

Opera Instantâneo_2022-05-06_185950_podeditora.com.br.png

LIVRO: PLATAFORMA COM ACERVO PROGRESSIVO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS E TECNOLÓGICOS

por: Sandro César Silveira Jucá; Pedro Bruno Silva Lemos; Jonathan Felipe da Silva; Paula Trajano de Araújo AlvesJosé Gleison Gomes Capistrano

Conforme a fala do Prof. Dr. Sandro Jucá, idealizador e incentivador para se criar uma Plataforma com Acervo Progressivo de Produtos Educacionais e Tecnológicos, que permitisse a comunidade acadêmica e a sociedade civil refletir sobre o papel das novas tecnologias da informação e da comunicação, bem como reunir materiais didáticos, produtos educacionais e tecnológicos, frutos de trabalhos científicos, entrevistas e pesquisas envolvendo diversos campos do saber em um único documento, esta foi a motivação de criação deste trabalho que disponibilizamos no Práxis na Prática.
Este material surgiu da motivação coletiva de se elaborar uma obra, em formato de e-book interdisciplinar, apresentando um acervo especialmente direcionado para os cursos de mestrados e doutorados profissionais, que exigem em seus programas a apresentação de produtos educacionais, demonstrando a praticidade das pesquisas realizadas.
Nesse sentido, temos o prazer de além de disponibilizar este material para Download, termos também colaborado com o nosso Produto Educacional “VIVÊNCIAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMBIENTE VIRTUAL”, demonstrado a partir da página 102, fruto da pesquisa de mestrado do Professor Temilson Costa no ProfEPT IFCE Fortaleza. 
É importante salientar que a variedade de produtos educacionais apresentada nesta obra, contribui para desmistificar a noção errônea que ainda se tem sobre produto educacional ao tratá-lo como algo externo à pesquisa científica e acadêmica, sendo que na verdade o produto educacional é a concretização do conhecimento adquirido na pesquisa, ou seja, é a aplicação do conhecimento prático a serviço da melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

Plataforma com Acervo.png

E-BOOK: EXPERIÊNCIAS INUSITADAS DE BRASILEIROS NA EUROPA E EUROPEUS NO BRASIL - MEMÓRIAS E ASPECTOS CULTURAIS

por: Sandro César Silveira Jucá, José Gleison Gomes Capistrano, Jonathan Felipe da Silva, Natália Parente de Lima Valente, Paula Trajano de Araújo Alves.

Queridos(as), foi lançado  o nosso livro em   https://podeditora.com.br/produto/experiencias-inusitadas-de-brasileiros-na-europa-e-europeus-no-brasil/ com o ebook disponível gratuitamente em https://podeditora.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Ebook-Experiencias-Inusitadas-degustacao.pdf . Esse  trabalho colaborativo é uma obra prima (primeiro compêndio) que nos emocionou e nos trouxe muitos ensinamentos, como está descrito na sinopse. Pode ser compartilhado tanto nos laços familiares quanto nos laços profissionais. Esse livro apresenta versão gratuita em PDF e a versão impressa com o valor no site da editora Pod. Parabéns a todos(as) autores e colaboradores. Leitor(a), essa obra agora é de todos!

Prof. Sandro César Silveira Jucá

Ebook-Experiencias-Inusitadas-degustacao.png

REVISTA MÃOS & MENTES, Nº 2 - EDUCAÇÃO PARA A MOBILIDADE SOCIAL

por: Comunicação Social IFCE

A revista Mãos e Mentes trata-se de uma produção científica de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFCE e traz em sua página 09, uma matéria sobre o Projeto de Extensão desenvolvido por seis alunos do curso Tecnologia em Hotelaria, do IFCE Campus Baturité, coordenado pelo Profº Temilson Costa, como forma de responder a missão do IFCE de: "Produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando a sua total inserção social, política, cultural e ética."

Revista_Mãos_e_Mentes.jpg

GUIA DE ACESSIBILIDADE: INFORMAÇÃO & INCLUSÃO

por: Profa. Erika Cristiny Brandão Ferreira Barbosa

Olá pessoal,


Continuando com a proposta do “Práxis na Prática”, apresentamos e disponibilizamos neste espaço, o “Guia de Acessibilidade: Informação & Inclusão”, Produto Educacional da pesquisa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT IFCE, de Erika Cristiny Brandão Ferreira Barbosa, amiga e colega de mestrado, que tem como objetivo, contribuir com informações sobre a utilização dos espaços e serviços oferecidos na Biblioteca do IFCE Fortaleza. Foi elaborado a partir da pesquisa de campo e observações das percepções captadas na própria Biblioteca, em parceria com os usuários com deficiência, alunos e servidores do IFCE – Campus Fortaleza.
Agradecemos essa contribuição de Erika Cristiny, que é Bibliotecária – Documentalista, Especialista em Pesquisa Científica e Mestra em Educação Profissional e Tecnológica, em compartilhar o seu trabalho e conhecimentos neste ambiente virtual!!!

GUIA%20DE%20ACESSIBILIDADE_ebook.pdf.png

GUIA DE ORIENTAÇÃO: GINÁSTICA LABORAL PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

por: Raimundo Fernandes da Silva

Prezados visitantes, 


Apresentamos e disponibilizamos neste espaço mais um material para Download, desta feita o Produto Educacional “Guia de Orientação: Ginástica Laboral para Profissionais da Educação”, fruto da pesquisa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Ceará – PROFEPT IFCE Fortaleza, do meu amigo e colega de mestrado Raimundo Fernandes da Silva (Raí), orientado pela Profa. Dra. Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira, desenvolvida no Instituto Federal do Piauí - Campus Cocal.
Tem como objetivo orientar profissionais habilitados a construir ambientes de trabalho ou de lazer que possibilite desenvolver atividades de prevenção de Lesões por Esforços Repetitivos (LER), além de disponibilizar informações sobre os benefícios da ginástica laboral, orientando a aplicação e sugestões de exercícios, que podem ser realizados individualmente ou em grupos, de acordo com o interesse das pessoas que buscam qualidade de vida no cotidiano e no trabalho, evitando comportamentos sedentários.

Guia_de_Orientação_da_Ginástica_Elabo

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

por: Edilene Rodrigues Araújo

Como o propósito da página “Práxis na Prática”, é contribuir com a formação e o debate das atividades educacionais e práticas pedagógicas realizadas pelos docentes do IFCE, disponibiliza-se neste espaço, o e-book: “CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA”, Produto Educacional da aluna Edilene Rodrigues Araújo, elaborado como parte integrante da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológico – PROFEPT – IFCE Fortaleza, sob a orientação do Prof. Dr. Solonildo Almeida da Silva. O material aborda os melhores caminhos para discutir a temática da Economia Solidária em sala de aula.

Trata-se de um documento, que tem como objetivo apresentar e debater o modelo econômico-social que estamos vivenciando na atualidade, trazendo reflexões relacionadas à concepção de promover melhorias na formação humana dos estudantes, além de analisar a relevância do estudo da economia solidária, como aspecto fundamental a ser abordado no Ensino Médio Integrado da Educação Profissional, permitindo entender as novas formas das relações que ocorrem na sociedade.

Conceitos Inicias de Economia.png

GUIA DIDÁTICO: MEIO AMBIENTE - PROPOSTA DE ENSINO DE MEIO AMBIENTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

por: Amanda Coelho Honório

Com a proposta de refletir sobre o ensino de Meio Ambiente, apresenta-se para Download, o Guia Didático: "Meio Ambiente - Proposta de Ensino de Meio Ambiente para O Ensino Médio Integrado", fruto da pesquisa "Educação Ambiental Crítica para a Construção Civil: uma proposta de ensino para o Técnico Integrado em Edificações", desenvolvida por Amanda Coelho Honório, sob orientação do professor Jefferson Queiroz Lima, para o programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFCE).

Seu objetivo é apresentar uma proposta de ensino de Meio Ambiente, planejada com base na Educação Ambiental Crítica (EAC), que se opõe às abordagens conteudistas, “sensibilizadoras para a natureza”, determinadoras de comportamentos e ecologicamente corretos,  e defende uma educação ambiental que questione as desigualdades e a injustiça socioambiental, contextualizando e politizando o debate sobre meio ambiente.

GUIA MEIO AMBIENTE.png

LIVRO: COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

por: Anny Kariny Feitosa, Maria Antunizia Gomes, Érica Priscilla Carvalho de Lima Machado, Harine Matos MacielAlecvan de França Sousa.

Disponibilizamos para Download mais um excelente trabalho neste espaço de compartilhamento do conhecimento. O livro “Como elaborar um artigo cientifico” surgiu da necessidade que os professores do IFCE identificaram em seus orientandos, pois a grande maioria não sabia por onde começar a pesquisar para escrever os trabalhos de final de curso ou artigos científicos.

Com este livro de linguagem fácil e descomplicada, os autores pretendem facilitar a escrita dos alunos, e assim também os estimular a publicar seus trabalhos acadêmicos. Aumentando assim a divulgação das pesquisas desenvolvidas no IFCE.
Espera-se poder contribuir com a disseminação do conhecimento científico, além de oferecer auxílio didático-pedagógico aos discentes, que se encontrem na fase de conclusão de pesquisas, provenientes de iniciação científica, ou de Trabalhos de Conclusão de Curso.
Agradecemos a contribuição das autoras em disponibilizarem neste espaço esse trabalho de excelência.

Como_Elaborar_um_Artigo_Científico.png

CARTILHA: ÉTICA EM PESQUISA NA EPT

por: Pedro Bruno Silva Lemos

Olá pessoal,
 

Disponibilizamos neste espaço, mais um material para Download, que auxiliará estudantes que necessitam de apoio ao encaminhar trabalhos acadêmicos para avaliação dos Comitês de Ética.
Apresentamos o Produto Educacional: “Elaboração e validação de uma cartilha sobre Ética em Pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica”, elaborada por Pedro Bruno Silva Lemos, aluno do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Ceará – IFCE (Campus Fortaleza). 
Foi elaborada com o objetivo de auxiliar e esclarecer aos  pesquisadores, os princípios éticos em pesquisa com seres humanos, bem como sobre o processo de revisão ética realizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFCE (CEP/IFCE).

Cartilha_Ética_em_Pesquisa_na_EPT.png

LIVRO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO CEARÁ: TENCIONANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADAS.

por: Francisco Euguenys Medeiros da Silva

Prezados internautas,


É com grande prazer que disponibilizamos para Download, em nossa página "Práxis na Prática", um trabalho do meu colega de Mestrado, hoje Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Francisco Euguenys Medeiros da Silva. Este trabalho traz importantes contribuições para o campo da educação, especialmente no tocante à Educação Profissional e Tecnológica. Aborda uma perspectiva crítico-dialética e integra-se, destarte, ao movimento demandado pela Pedagogia Histórico-Crítica, tendo como principal mentor dessa teoria o professor e filósofo Dermeval Saviani.

Nesses termos, as análises e reflexões inseridas nesta obra auxiliarão os(as) docentes, os(as) discentes e demais pesquisadores no trabalho que se propõe a romper paradigmas educacionais, no intento de obter conhecimentos fundamentais para que se fortaleçam cada vez mais as condições reais para a transformação da sociedade na qual está inserida a classe trabalhadora. Não é o começo, tampouco o fim, mas sim um trabalho que vale a pena a leitura!!!

Livro-EDUCACAO-PROFISSIONAL-NO-CONTEXTO-

GUIA PEDAGÓGICO: PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS EM SALA DE AULA.

por: Regina Nascimento Souto

Prezados internautas,

Disponibilizamos para Download, nesta página Práxis na Prática, o GUIA PEDAGÓGICO: PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS EM SALA DE AULA, Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional – PROFEPT, do IFCE Campus Fortaleza, elaborado pela colega de mestrado Regina Nascimento Souto, que tem como proposta, auxiliar docentes e discentes a produzir filmes e levar o cinema crítico para dentro da sala de aula, abordando os conteúdos das matérias estudadas.

Possibilitará também, tornar as aulas mais criativas, motivadoras e prazerosas, com variadas discussões, reflexões, debates e muita interação por parte de todos que compõem a comunidade escolar. Com o Guia Pedagógico, o professor poderá escolher filmes que traga temas relevantes e aplicar as dimensões da Pedagogia Histórico-Crítica, com turmas do ensino médio, formando um pensamento crítico, que aborde as relações humanas, obtendo resultados nas avaliações internas e/ou externas, a partir das discussões, reflexões e ações desenvolvidas no ato de ensinar e aprender.

Portanto, este Guia tem sua importância na medida em que busca, através da práxis, possibilitar um instrumento para subsidiar e ampliar os horizontes de formação e atuação dos professores da Educação Básica, do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico, como também de outras modalidades de ensino, pois traz como objetivo auxiliar adolescentes a buscarem soluções para os problemas sociais que envolve os alunos e sua vida na escola ou na comunidade onde vivem, baseados nos problemas que aparecem nos filmes apresentados.

Produção de Curtas-Metragens em Sala de

PLANO DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À TRANSFOBIA NO IFCE.

por: Érika Fabíola de Araújo Ribeiro e Albuquerque

Olá visitantes,


Disponibilizamos para Download nesta página Práxis na Prática, mais um material que muito auxiliará as suas pesquisas e ampliará os seus conhecimentos, relacionado aos novos desafios que enfrentamos nas relações sociais, principalmente nas instituições de ensino. Trata-se Produto Educacional da mestranda Érika Fabíola de Araújo Ribeiro e Albuquerque, que tem como título “Plano de Prevenção e Enfrentamento à Transfobia no IFCE”.

Apresenta-se como fruto da pesquisa “Transfobia na educação: os desafios de estudantes transgênero feminino no cotidiano acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, campus de Fortaleza”, desenvolvida sob a orientação da Professora Doutora Elenilce Gomes de Oliveira, fazendo parte do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT IFCE Campus Fortaleza.

Tem como objetivo suscitar o debate em torno da temática da transgeneridade, com vistas a tornar a escola um ambiente mais acolhedor, em que a diversidade de gênero não carregue o peso do preconceito, contribuindo para que as pessoas trans possam exercer o direito à educação, em um espaço onde suas diferenças sejam respeitadas.

PLANO DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À TRA

LIVRO: TRANSFAZERES DO ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.

por: Nilson Vieira Pinto, Patrícia Ribeiro Feitosa Lima e Raphaell Moreira Martins

Cumprindo o seu papel de ser um ambiente de troca de saberes e experiências docentes, temos o prazer de disponibilizar para Download, em nossa página “Práxis na Prática”, mais uma obra para pesquisa e consulta. Desta feita, disponibilizamos o livro: “Transfazeres do Ensino na Educação Profissional e Tecnológica", trabalho realizado por quinze docentes do IFCE, que compartilham suas experiências e pesquisas laborais advindas e inter-relacionadas com o campo do ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
A Professora Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, o Professor  Nilson Vieira Pinto, ambos do IFCE Campus Fortaleza e o Professor  Raphaell Moreira Martins, IFCE Campus Baturité, e outros vários docentes, nos proporcionam uma viagem literária entre saberes e experiências educativas na área do ensino no próprio IFCE, que estabelecem inter-relações entre a ciência, a cultura, as práticas corporais e a arte, inseridas em diferentes e relevantes práticas pedagógicas, no âmbito do ensino, da pesquisa e extensão, reverberando nas relações de autonomia docente e responsabilidade com a educação pública, permeada por uma formação humana digna, empoderada e emancipadora, ao desenvolver alicerces pedagógicos singulares na trajetória da ação do ensino.

TRANSFAZERES%20DO%20ENSINO%20NA%20EDUCA%

LIVRO: ESTUDOS DA TRADUÇÃO - ALGUMAS VERTENTES.

por: Antonia de Jesus Sales, Bill Bob Adonis Arinos Lima e Sousa, Jefferson Cândido Nunes e João Alfredo Ramos Bezerra

Pensando em pesquisadores e curiosos dos Estudos da Tradução, e cumprindo o seu papel de compartilhar conhecimentos, disponibilizamos para Download neste ambiente virtual do  Práxis na Prática, o livro “Estudos da Tradução: algumas vertentes”, que trata-se de relatos de pesquisas de quatro professores comprometidos com a manutenção, o desenvolvimento e a divulgação das Ciências Humanas, incentiva novas investigações na área dos Estudos da Tradução, oferecendo, inclusive, uma perspectiva de ação para profissionais de Letras.
Os Professores doutorandos Adonis Sousa , Antonia Sales, Jefferson Nunes e João Alfredo Bezerra nos brindam com um percurso de pesquisa peculiar, que abre caminhos para a transdisciplinaridade, que não se estanca somente em questões que envolvem o acesso a uma outra língua/cultura, mas segue além, dialogando com outras áreas do conhecimento. 
Além do prefácio, que traça uma linha histórica desde os feitos dos primeiros teóricos da tradução até as pesquisas dos últimos anos, esta publicação traz quatro textos que, entre teorias e aplicações práticas, abordam diversas temáticas, como o processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, a legendagem, a sociolinguística, a identidade cultural e a estilística literária.

EbookEstudostraduc%CC%A7a%CC%83o.pdf.png

CARTILHA PEDAGÓGICA SOBRE O CORPO NA ESCOLA.

por: Luciana Braga de Oliveira Freire e Patrícia Ribeiro Feitosa Lima

Classificada como produto educacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT IFCE Fortaleza, e cumprindo o seu papel de compartilhar conhecimentos relacionados a relação teoria e prática no processo ensino e aprendizagem, disponibilizamos para Download, neste ambiente virtual “Práxis na Prática”, a “Cartilha Pedagógica sobre o Corpo na Escola”, parte integrante da dissertação de mestrado “Do Corpo à Corporeidade: Tecendo Sentidos no Ensino Médio”, da mestre Luciana Braga de Oliveira Freire.
O Trabalho representa a articulação entre teoria e prática pedagógica de vivências corporais que percorreram a pesquisa-ação da qual se originou. Sua organização pedagógica, configurada em seis vivências, pode propiciar práticas corporais efetivas como caminho de reflexão sobre a corporeidade. O título, Cartilha Pedagógica sobre o Corpo na Escola, faz referência às vivências no contexto escolar e orientações relacionadas às suas práticas.

Produto-Educacional-Luciana%20(1).pdf.pn

LIVRO: ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA - SUBSÍDIOS PARA O PROCESSO HISTÓRICO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

por: Francineuma Guedes Cândido, Sandro César Silveira Jucá e Solonildo Almeida da Silva.

A presente obra aborda o processo histórico do Instituto Federal do Ceará (IFCE), a partir das memórias de sujeitos que vivenciaram sua construção institucional no período correspondente às décadas de 1970 a 1990. 
Trata-se do Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT IFCE Fortaleza, da aluna Francineuma Guedes, e busca compreender como a construção narrativa de memórias de ex-alunos e servidores recompõem a experiência educativa da instituição.
Tal produto, além de poder dar significado a diferentes aprendizagens, configura-se como uma ferramenta útil no processo de ensino, e evidenciou a relevância do resgate da memória para a história da instituição.

Livro-Francineuma-Guedes-site.pdf.png

GUIA DIDÁTICO: ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A APLICAÇÃO DA HISTÓRIA EM QUADRINHO (HQ) - PURA OSTENTAÇÃO.

por: Kayciane Assunção Alencar.

É com imenso prazer que compartilhamos mais um excelente Produto Educacional no Práxis na Prática. Trata-se do "Guia Didático: Orientações pedagógicas para a aplicação da História em Quadrinhos (HQ)", apresentado como a HQ "Pura Ostentação", fruto da dissertação de mestrado de Kayciane Assunção Alencar, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFCE). Teve como título “História em Quadrinhos na educação para o consumo: uma abordagem crítica e emancipatória no Ensino Médio Integrado”.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe “Educação para o Consumo” como tema integrador que deve ser explorada de forma contextualizada e transversal nos currículos de toda a Educação Básica. Essa abordagem é urgente no processo de formação dos alunos do Ensino Médio, uma vez que representa um espaço de reflexão acerca dos valores consumistas da sociedade atual disseminados pelo sistema capitalista.
Nesse sentido, a HQ destaca a grande influência dos meios midiáticos, especialmente, as redes sociais, no processo de formação da subjetividade dos jovens e os valores culturais disseminados que evidenciam a mercantilização da felicidade, apontando os efeitos da obsolescência programada para o meio ambiente e sugestiona possibilidades para a sustentabilidade. Portanto, o presente Produto Educacional aborda situações que podem ser identificadas pelos estudantes, como proposta a ser adaptada à sua realidade, pois apresenta uma linguagem leve e descontraída e tem o potencial de contribuir para uma aprendizagem significativa e prazerosa.

Guia HQ.png

E-BOOK: SEGURANÇA ALIMENTAR, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.

por: Mirele da Silveira Vasconcelos, Ana Cristina da Silva Morais, Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, Maria do Socorro de Assis Braun e Josefranci Moraes de Farias Fonteles.

O livro Segurança Alimentar, Inovação e Sustentabilidade é uma obra coletiva e organizada pelas professoras Mirele da Silveira Vasconcelos, Ana Cristina da Silva Morais, Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, Maria do Socorro de Assis Braun e Josefranci Moraes de Farias Fonteles, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

O E-book de 306 páginas, publicado em novembro de 2021 pela editora Sertão-Cult, apresenta 13 capítulos que abordam desde a criação, implantação e as atividades de ensino, pesquisa e extensão da 1ª turma de especialização em Ciência de Alimentos do IFCE campus Baturité, bem como os trabalhos de conclusão deste curso.

Para as organizadoras, o livro cuja produção teve início em junho do ano passado, representa o registro de um trabalho pioneiro e interdisciplinar realizado a muitas mãos destacando a pesquisa a nível de pós-graduação do IFCE, especialmente dos alunos da primeira turma do curso de especialização do IFCE campus Baturité.

O livro foi prefaciado pelo Diretor Geral do campus Baturité, Prof. Lourival Soares de Aquino e contou com o apoio da coordenação de pesquisa referido campus e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE.

O E-book já encontra-se disponível para download no site da Editora SertãoCult:

https://editorasertaocult.com/10-35260-67960654-2021/

 

REFERÊNCIA: VASCONCELOS, Mirele da Silveira; MORAIS, Ana Cristina da Silva; ALMEIDA, Alisandra Cavalcante Fernandes de; BRAUN, Maria do Socorro de Assis; FONTELES, Josefranci Moraes de Farias (Orgs.). Food Security, Innovation and Sustainability. Sobral-CE: SertãoCult, 2021.

vasconcelos-et-al-seguranca-alimentar-inovacao-sustentabilidade.pdf.png

E-BOOK QUINTAL QUÍMICO: PRÁXIS QUÍMICO-INTERCONTEXTUAL.

por: Ana Paula Albuquerque de Sousa.

Mais uma vez disponibilizando conhecimentos, o “Práxis na Prática” traz o Produto Educacional elaborado pela aluna do Mestrado Profissional em Educação e Profissional Tecnológica - Ana Paula A. de Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - ProfEPT-IFCE Fortaleza. É uma Práxis Químico-Intercontextual (PQI) composta por 10 (dez) Sequências Didático-Metodológicas Intercontextuais (SEDIMI'S), tornando-se uma proposta de ensino que possibilita uma reavaliação estruturante da Química e propicia uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar, a partir da análise histórico-dialética das realidades materiais dos sujeitos educativos do Ensino Médio regular e profissionalizante.
O E-book (E-BOQUIN) é um suporte multimídia, em formato eletrônico, do produto educacional QUINTAL QUÍMICO, tratando-se de parte integrante do projeto de pesquisa “Química Intercontextual: uma abordagem interdisciplinar da realidade desenvolvido durante o Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT-IFCE” após uma experiência magisterial insatisfatória com os alunos de Química do Ensino Médio. É uma epítome de uma proposta de ensino cujo propósito é de contribuir com a reelaboração estruturante deste componente curricular no Ensino Médio das escolas regulares e profissionalizantes para colaborar com a formação de ciberdiscentes e ciberdocentes químico-intercontextuais.

Quintal Químico - Fundo Preto - Ana Paula Albuquerque.pdf.png

GUIA TRANSTORNOS DE ANSIEDADE: GUIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ENFERMEIROS.

por: Lucélia Fernandes de Almeida Lima.

Vivemos numa sociedade com uma enorme dinâmica de transformações, onde somos constantemente cobrados a termos um alto rendimento nas esferas profissionais e pessoais. Nessa dinâmica tão acelerada, parece inevitável que cada vez mais pessoas estejam sofrendo de algum transtorno de ansiedade. 
Baseada nessa constatação, trazemos para compartilhamento no ambiente virtual Práxis na Prática, o e-book “Transtornos de Ansiedade: guia de educação em saúde para enfermeiros”, elaborado pela aluna do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT/IFCE, Lucélia Fernandes de Almeida Lima, direcionado para as equipes de enfermagem, porém mostrando-se útil para todos os públicos.
Vale salientar, que este e-book possibilitará o leitor numa viagem de descoberta e aprofundamento sobre a ansiedade e seus transtornos, principais sinais e sintomas, assim como, as suas formas de tratamento. A ideia do Produto Educacional é de transmitir os conhecimentos disponíveis sobre o tema de uma forma leve e simples, com uma linguagem acessível, mas sem perder a cientificidade e a seriedade que o assunto exige. 
Sintam-se a vontade para realizar essa excelente leitura, como também baixar essa material didático disponibilizado aqui no Práxis na Prática!

Guia Transtornos da Ansiedade - E-Book (ver 1.0).pdf.png

E-BOOK TURISMO NO CONTEXTO AMAZÔNICO: PESQUISA EM TEMPOS DE ADVERSIDADES.

por: Luciana de Souza Vitório, Leila Marcia Ghedin e Karla de Oliveira.

E quando somos surpreendidos e vemos o nosso trabalho realizado com um aluno bolsista ser disponibilizado em formato de E-book.
Pois é, você usuário do Práxis na Prática recebe em primeira mão, inclusive para Download, uma cópia do E-book "Turismo no Contexto Amazônico: pesquisa em tempos de adversidades", fruto do trabalho desenvolvido por mim, Prof. Temilson Costa e o aluno do curso de Tecnologia em Hotelaria do IFCE Campus Baturité Marcelo Lima, apresentado no I EPTEN - Encontro de Ensino e Pesquisa em Turismo do Extremo Norte, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Roraima RR.
Percebam que essa experiência vivenciada e apresentada neste E-book demonstra a persistência e luta de um aluno bolsista em tentar fazer a diferença em sua vida acadêmica, e demonstra a importância da ampliação dos conhecimentos desenvolvido pelos alunos que cursaram a disciplina Planejamento e Organização de Eventos, realizando como atividade prática da disciplina, um evento virtual em tempos de pandemia.
Façam bom proveito desse material disponibilizado aqui no Práxis na Prática.

Opera Instantâneo_2022-07-14_103501_Miolo ebook-EPTEN 2021 CERTO.pdf.png

E-BOOK TURISMO & HOTELARIA NO CONTEXTO DA ARQUITETURA E URBANISMO

por: Ricardo Alexandre Paiva, Zilsa Maria Pinto Santiago e Adriana Brambilla.

Continuando com a sua premissa em divulgar materiais de excelência para acesso dos seus usuários, o Práxis na Prática, traz esse brilhante trabalho, volume em formato eletrônico (e-book), disponibilizado no sistema open access através da Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB.

O livro “Turismo & Hotelaria no contexto da Arquitetura e Urbanismo” (ISBN 978-65-5621-313-2) é uma publicação do GCET, Grupo de Cultura e Estudos em Turismo, trata-se de uma publicação do Departamento de Turismo da UFPB em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU+D) da Universidade Federal do Ceará (UFC), instituições renomadas de ensino e pesquisa.

Nesta obra, que faz parte da tradicional Série Turismo e Hotelaria (T&H), foram abordadas temáticas como “Teorias e conceitos sobre o Turismo, a Hotelaria e a Produção do Ambiente Construído”, “História e Memória do Turismo, Hotelaria, Arquitetura e Urbanismo” e “Turismo, Hotelaria, Arquitetura e Urbanismo e Produção Imobiliária”, por exemplo.

ebook-th-arquitetura-urbanismo.pdf.png

LIVRO IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA IMPLANTAÇÃO DOS PARQUES DE ENERGIA EÓLICA NO BRASIL

por: Adryane Gorayeb, Christian Brannstrom e Antonio Jeovah de Andrade Meireles.

A matriz energética brasileira, de acordo com o volume de emissões de dióxido de carbono em composição com as hidrelétricas e mineração, principalmente pela queima de combustível fóssil, e o desmatamento exacerbado, tem ocasionado perdas extensivas no solo e nos  biomas, propiciando mudanças ambientais e climáticas, surgindo como alternativa a energia eólica.
Neste sentido e baseado nos estudos realizados pelo Observatório da Energia Eólica, o Práxis na Prática, traz para os seus seguidores e interessados, a obra lançado em junho de 2019, que sintetiza os resultados de pesquisas desenvolvidas, desde 2011, sobre os aspactos socioambientais da implantação de parques eólicos no Brasil. O livro foi organizado pelos professores dos departamentos de Geografia da Universidade Federal do Ceará (Brasil) e da Texas A&M University (EUA) e conta com mais de vinte capítulos de autores oriundos de cinco universidades brasileiras localizadas nas regiões de maior produtividade eólica, como Rio Grande do Norte, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará e Piauí.

http __www.observatoriodaenergiaeolica.ufc.br_wp-content_uploads_2019_07_livro_web-5.pdf.p

ESPORTE ADAPTADO E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CADERNO DIDÁTICO

por: João Paulo Vicente da SilvaMaria Aparecida Dias.

Para vocês que acompanham o Práxis na Prática, temos a honra de compartilhar o livro “Esporte adaptado e inclusão na educação física escolar: caderno didático”, organizado pelo meu amigo Prof. Silva, João Paulo Vicente da e a Profa. Dias, Maria Aparecida (UFRN), que traz uma coletânea, apresentando sete propostas pedagógicas desenvolvidas em colaboração com professores da rede municipal de Extremoz.
É um guia essencial para a implementação de práticas inclusivas nas aulas de Educação Física, focado na integração de esportes adaptados, promovendo a inclusão de alunos com e sem deficiência. As estratégias incluem experiências com realidade virtual, atletismo paralímpico, bocha adaptada e práticas inovadoras como o uso do berimbau e jogos eletrônicos. O material visa enriquecer a prática docente e fomentar um ambiente escolar diversificado e acolhedor. Este caderno didático é um recurso para educadores que buscam refletir e transformar suas práticas, garantindo a efetividade da educação inclusiva e o respeito às diferenças individuais.

Esporte Adaptado e Inclusão.png
Biblioteca - Novo Material
bottom of page