Educação tecnológica em ambiente virtual: vivências práticas (entrevista - Prof. Me. Temilson Costa)
É com muito orgulho que compartilhamos o vídeo da entrevista realizada pelo Centro de Referência em Educação à Distância (CREaD/IFCE) apresentando todo o processo de criação do ambiente virtual “Práxis na Prática, Produto Educacional elaborado pelo Prof. Me. Temilson Costa, parte integrante da sua dissertação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do IFCE Fortaleza.
O vídeo finaliza uma série de vídeos cujo objetivo foi divulgar 32 "Produtos Educacionais", disponibilizados no livro “PLATAFORMA COM ACERVO PROGRESSIVO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS E TECNOLÓGICOS”, elaborado por pesquisadores, principalmente do IFCE, demostrando metodologias e processos de ensino-aprendizagem. O que nos deixa orgulhosos é ter o Práxis na Prática, compondo esse acervo literário, inclusive, com produtos premiados em eventos que contribuem significativamente para processos de ensino-aprendizagem.
O livro na íntegra pode ser baixado clicando AQUI.
Para a CAPES (Brasil, 2013), as “Mídias Educacionais”, que compõe os Produtos Educacionais, podem ser: vídeos, simulações, animações, videoaulas, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais etc.
Nesse sentido, disponibilizamos em nossa página “Práxis na Prática”, o vídeo “Assistência Estudantil em movimento: apresentando os auxílios estudantis”, Produto Educacional do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT IFCE Fortaleza, desenvolvido pela mestranda Gesyanne Keila Teixeira dos Santos, cujo objetivo é de apresentar e divulgar as ações de assistência estudantil, com foco nos auxílios estudantis em forma de pecúnia, para os discente do IFCE.
Disponibilizamos neste espaço o Artigo "A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: INVESTIGANDO AS COMPREENSÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.", publicado na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), do IFRN, V. 1, n. 12 (2017), que trata-se de um periódico, exclusivamente eletrônico, de acesso aberto que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Para conferir o trabalho, visite o site da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica AQUI.
BORASIG: colaborando com novas atitudes!
Os mapeamentos participativos podem ser usados como instrumentos de reivindicação social e melhoria do espaço geográfico, possibilitando a população contribuir com a espacialização do território sob um olhar social. Os mapas devem ser compreendidos como documentos que permitem transformação dinâmica, pois são resultados da interação da mente humana com o espaço geográfico, atribuindo um caráter simbólico às representações cartográficas.
Apresenta-se nesta ABA do “Práxis na Prática”, o Produto Educacional de Aldayr de Oliveira Monteiro, aluno do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT IFCE fortaleza, um SIG de Monitoramento Participativo (SIGMP), ou seja, uma plataforma de mapeamento participativo com o objetivo de auxiliar na resolução de problemas socioespacias e sugestões de melhoria inicialmente na cidade de Fortaleza CE, porém, usado em qualquer localidade do Google Maps.
Informações acesse:
https://sites.google.com/view/borasig/in%C3%ADcio?authuser=0
O Guia de Turismo é o profissional qualificado que acompanha pessoas ou grupos de pessoas em passeios, viagens e excursões, tornando-se, muitas vezes, os olhos do próprio turista no momento das visitas ao patrimônio histórico e turístico.
É o profissional capaz de orientar, apresentar locais, falar sobre as curiosidades, além de indicar as melhores opções e realizar experiências que marcarão as viagens aos locais turísticos.
Neste vídeo, o Professor Temilson Costa, participa de uma entrevista com o Prof Pablo, servindo como apoio para o curso Técnico em Guia de Turismo do IFRN. Vejam o vídeo e participem com seus comentários na ABA Discussões, melhorando ainda mais o papel desse ambiente virtual, de servir como apoio da relação teoria e prática no processo ensino e aprendizagem.
A relação entre a teoria e a prática caracteriza e define ações pedagógicas que possibilitam melhor compreender o processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, disponibilizamos no "Práxis na Prática", as análises reflexivas sobre os fatores que orientam o entendimento docente da ação pedagógica e os benefícios que as atividades práticas desenvolvem na aprendizagem.
Trata-se dos resultados da pesquisa de mestrado do Professor Temilson Costa, baseada numa pesquisa bibliográfica, apoiada por uma investigação qualitativa, que explora e reflete o pensamento de autores, como Barato (2002, 2008, e 2011), Saviani (2007), Gamboa (2010), Pimenta (2009), Silva (2013), Guimarães (2014).
O trabalho contribui para a
implementação de aulas dinâmicas, que possibilitam, além dos debates e discussões em sala de aula, realizar e contextualizar atividades práticas que possibilitem aprendizagem, tanto na academia, como também, no mercado de trabalho.
Apresenta experiências práticas realizadas nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Campus Baturité, confirmando a importância da relação teoria e prática no processo de ensino e de aprendizagem.
Confira o trabalho na íntegra AQUI.
Cumprindo com o seu papel Educacional de compartilhar conhecimentos, apresenta-se na página Práxis na Prática, o canal Bora Aprender, disponibilizado no YouTube.
Trata-se do Produto Educacional do mestre Paulo César Rocha, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - IFCE Fortaleza. Reúne uma série de vídeos voltados para o estudo das temáticas que envolvem as bases conceituais da Educação Profissional.
Na série de vídeos, o professor Paulo César aborda os conceitos relativos aos estudos necessários no processo seletivo do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, o ProfEPT, como por exemplo a relação entre trabalho, Ciência, tecnologia e Cultura… Relação entre teoria e prática na educação profissional, aprendizagem flexibilizada, etc.
A proposta do trabalho é envolver a comunidade acadêmica nas discussões acerca da educação profissional e tecnológica a partir de um vocabulário compreensível por pessoas de todas as áreas do conhecimento, inclusive quem não tem afinidade com temas relacionados à educação.
Confira os vídeos do canal clicando no link abaixo:
https://www.youtube.com/c/BoraAprender1/videos
A divulgação da produção científica, não só no turismo, hospitalidade e lazer, tem pouca eficiência e seus resultados acabam demorando a chegar aos alunos de ensino superior (graduados). Com o objetivo de preencher essa lacuna, o projeto “Gaia Connection Live” apresenta um debate e divulga artigos, jornais, livros acadêmicos e ações de mercado relacionados a área de turismo, hospitalidade e lazer através de um programa semanal exibido no canal “Gaia Connection Live” do YouTube, às terças-feiras, 21h.
Espera-se com esse projeto que professores, alunos e pessoas interessadas com o turismo, hospitalidade e lazer discutam questões técnicas e acadêmicas destas áreas, além de tratar ações humanas que muitas vezes ficam de fora dos livros, artigos e do mercado.
Portanto, popularizando ciência e tornando o ambiente virtual Práxis na Prática, um local de compartilha de conhecimentos, disponibiliza-se neste espaço este excelente material e espera-se que os internautas, entendam as relações do ensino, da pesquisa e da extensão de maneira leve e dinâmica com os principais profissionais da área de turismo, hospitalidade e lazer.
O Gaia Connection Live é uma parceria institucional internacional entre CEFET-RJ, USP e a Griffith University - Austrália, o Gaia Connection Live é apresentado semanalmente pelos Professores Ambrozio Queiroz Neto (CEFET-RJ), Guilherme Lohmann (Griffith University, Austrália) e Luiz Gonzaga Godói Trigo (EACH-USP).
O canal do Gaia Connection Live pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/channel/UCAEGZVyVRM_JQJM-2yrQEzw
SanUSB.org - Prof. Titular do IFCE, Sandro César Silveira Jucá.
Continuando com a sua perspectiva de compartilhar conhecimentos, o Práxis na Prática traz para os seus usuários o http://sanusb.blogspot.com/, Blog que apresenta projetos, curiosidades, normas, conceitos, princípios, exemplos de construção de produtos educacionais e tecnológicos, baseados em software livre, com apoio de professores e estudantes de graduação e pós-graduação do IFCE e do grupo de pesquisa da plataforma SanUSB.org.
Trata-se de uma ferramenta que disponibiliza materiais implementados tanto nos cursos de nível técnico, como também nas graduações e pós-graduações, exemplo em cursos de mestrado e doutorado, no intuito de difundir o desenvolvimento das tecnologias nas áreas de Sistemas Embarcados, IoT, Plataformas Web, Robótica Educacional e educação profissional, bem como, possibilita atrair novos pesquisadores e entusiastas a interagir e construir produtos educacionais que possam incentivar e motivar, cada vez mais, a cultura DYI (Do It Yourself) na construção de produtos educacionais e tecnológicos da nossa comunidade acadêmica.
O desenvolvimento dos produtos já inseridos no acervo progressivo da plataforma SanUSB.org e nesse blog conta com a colaboração de pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação do IFCE, da UFC, da UNILAB, da Universidad de Cádiz na Espanha, bem como colaboradores de outras instituições e profissionais entusiastas em colaborar com o desenvolvimento de produtos educacionais e tecnológicos para apoio à pesquisa, educação à distância (EaD) e ao desenvolvimento científico e tecnológico.
Vídeos de Divulgação de Produtos Educacionais e Tecnológicos
Continuando com o seu trabalho permanente de compartilhar conhecimentos, o Práxis na Prática traz para todos, mais uma produção científica do IFCE, disponibilizada através do Centro de Referência em Educação à Distância (CREaD).
Trata-se de uma série de vídeos cujo objetivo é divulgar "Produtos Educacionais", elaborado por pesquisadores, principalmente do IFCE, ampliando o alcance e vislumbrando beneficiar professores e estudantes das várias instituições de Ensino espalhadas pelo Brasil. Outro objetivo da série de vídeo é mostrar, de forma mais detalhada, esses produtos educacionais de várias áreas do conhecimento que favorecem a atualização contínua dos conteúdos abordados.
Este material também contribui para a otimização de metodologias e processos de ensino-aprendizagem, através da elaboração do livro “PLATAFORMA COM ACERVO PROGRESSIVO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS E TECNOLÓGICOS”, que aborda 32 produtos educacionais, podendo ser baixado gratuitamente nos links dos vídeos. Temos, inclusive, na referida obra, produtos premiados em eventos que contribuem significativamente para processos reais de ensino-aprendizagem. Vale salientar também que esse projeto de vídeos sobre os produtos educacionais do livro, é uma parceria de professores e pesquisadores de cursos de pós-graduação com o CREaD.
Confira o livro na íntegra clicando AQUI.
O vídeo que disponibilizamos aqui no “Práxis na Prática”, é o Produto Educacional, da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT IFCE Fortaleza, da mestranda Maria das Graças Oliveira, que aborda o tema das cotas sociorraciais na educação profissional.
Trata-se de um vídeo educativo, cujo objetivo é de ser utilizado por profissionais da educação em espaços formais e não-formais, dando ênfase as politicas de cotas sociorraciais na educação profissional, possibilitando ao educador uma ferramenta de ensino, assumindo um papel relevante no processo de acesso a informação, autonomia do aluno e compartilhamento de informação.
Projeto de Extensão Laboratório Pedagógico na Escola
Espaço para registro do engajamento de licenciados do curso de Letras/Inglês, em atividades pedagógicas que visem a melhorias de indicadores escolares de estudantes da educação básica junto às escolas públicas da região do Maciço de Baturité.
Coordenadora: Maria Cleide
Vice-Coordenadora: Andrea Rodrigues
Para conhecer mais, acesse:
Após todo o embasamento teórico da disciplina Gestão Ambiental e Responsabilidade Social o Prof. Temilson Costa, definiu conceitos, apresentou situações reais que debatem a importância da Gestão Ambiental no curso de Tecnologia em Gastronomia e como atividade prática da disciplina, os grupos deveriam apresentar projetos discutindo ou apresentando ações práticas de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social.
Dentre os vários trabalhos, um grupo apresentou como fazer a compostagem de resíduos orgânicos, facilitando o reaproveitamento e reutilização de alimentos a partir da criação de uma composteira domiciliar. O resultado foi excelente e além da apresentação em slide e um projeto, o grupo fez um vídeo que disponibilizamos aqui no Práxis na Prática.
Trabalho final da disciplina Gestão Ambiental e Responsabilidade Social do curso Tecnologia em Gastronomia: CLIQUE AQUI PARA LER NA ÍNTEGRA.
História do surgimento da plataforma SanUSB.org e do Grupo de Pesquisa GREPET-IFCE
Cumprindo o seu papel de oportunizar ampliação do conhecimento, o Práxis na Prática trás esse vídeo em homenagem às mulheres acadêmicas, nesse 08 de março de 2023. O vídeo foi editado hoje para servir como referência para futuras pesquisadoras e futuros pesquisadores sobre a "História do surgimento da plataforma SanUSB.org e do Grupo de Pesquisa GREPET-IFCE" em https://www.youtube.com/watch?v=9S3cNvr_Ds8 .
Agradecemos a oportunidade de aprender e poder compartilhar esses momentos especiais com vocês!
Educação e Inclusão | Entrevista com Francisco de Aquino
Com a proposta de continuar compartilhando conhecimentos, apresentamos no Práxis na Prática a entrevista realizada com o Prof. Dr. Francisco de Aquino, Técnico em Telecomunicações (Escola Técnica Federal do Ceará – ETFCE, atual IFCE), graduado em engenharia elétrica (Universidade Federal do Ceará – UFC), mestre (Lab. Linse) e doutor (Lab. GPqCom) em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Essa entrevista, faz parte do programa Educação e Inclusão do Centro de Referência de Educação à Distância – CREaD IFCE.
O Prof. Aquino, possui experiência na área de pesquisa e ensino em engenharia elétrica, sobretudo em filtros lineares, eletrônica, métodos numéricos e processamento digital de sinais, atua principalmente nos seguintes temas: simulação de sistemas de telecomunicações, eletrônica analógica e digital, filtros ativos e filtragem adaptativa. Tendo lecionado nos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Telecomunicações da Universidade de Fortaleza (Unifor). Integra desde 1994 os quadros do Instituto Federal do Ceará, do qual se tornou professor titular em 2015. Foi coordenador do mestrado PPGET IFCE (Engenharias IV) e desde 2013, é professor desse mestrado. Atualmente também compõe o quadro docente do ProfEPT (mestrado profissional em ensino) e do programa de doutorado acadêmico Rede Nordeste de Ensino (Renoen), polo IFCE, com coordenação-geral na Universidade Federal de Sergipe. O professor Francisco de Aquino mantém um blog sobre temas diversos, confira na íntegra pelo seguinte link: http://alfanumericus.blogspot.com.br/
Dossiê do Ciclo de Formação Didática Contínua e Continuada
Fazendo a diferença e compartilhando conhecimentos e trabalhos de excelência, divulgamos no Práxis na Prática o DOSSIÊ DO CICLO DE FORMAÇÃO DIDÁTICA CONTÍNUA E CONTINUADA.
Este blog que hora divulgamos é o resultado dos estudos de Pós-Doutorado de Ana Cláudia Uchôa Araújo e Cristina Mandau Ocuni Cá, desenvolvidos durante o ano 2020, na Faculdade de Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, sob a Supervisão do Professor Hermínio Borges Neto e a Coordenação da Professora Antonia Lis de Maria Martins Torres. Contou com o apoio e a colaboração da equipe de pesquisadores do Laboratório Multimeios da UFC/Faced.
A pesquisa é fruto de uma ação de extensão, que envolveu a Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB), num formato totalmente on-line, por conta da Pandemia de Covid-19, tratando da formação de formadores para a atuação em áreas distintas: Ensino Híbrido e Sequência Fedathi. Para maiores informações, você pode acessar: http://blogs.multimeios.ufc.br/dossieformacao/
Bolsistas Voluntários no Ensino Remoto: uma experiência na disciplina Planejamento e Organização de Eventos do IFCE - Campus Baturité.
A participação no Encontro de Ensino e Pesquisa em Turismo do Extremo Norte – EPTEN, evento realizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Turismo, Tecnologia, Educação e Cultura - GEPTTEC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, oportunizou a publicação de trabalhos em formato de Resumo Simples na Revista Paata Eeseru, cuja temática abrange aspectos geográficos, urbanos, econômicos, ecológicos, culturais e educacionais relacionados à atividade turística e suas nuances.
A revista é composta por várias seções, de fluxo contínuo de recebimento e periodicidade anual e fomenta o ensino, a pesquisa e a produção científica em Turismo, promovendo um fórum de discussão para evidenciar a importância do conhecimento científico na área de turismo para o desenvolvimento regional da Amazônia, e foi concebida a partir do Grupo de Estudo e Pesquisa em Turismo, Tecnologia, Educação e Cultura-GEPTTEC e do Encontro de Ensino e Pesquisa em Turismo do Extremo Norte-EPTEN.
Neste sentido, e a partir do evento, tivemos o privilégio de ter um resumo publicado, que ora compartilhamos aqui no Práxis na Prática, destinado a universidades, organizações nacionais e internacionais, profissionais e pessoas interessadas no estudo de turismo e áreas afins.
Confira na íntegra:
https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/PET/article/view/1381
Projeto Educação e Inclusão,
A Diretoria de Educação a Distância (DEaD), foi criada no IFCE no ano de 2007 dispondo de uma única sala e um só computador e ofertava dois cursos de graduação na modalidade semi-presencial: Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Hotelaria, ambos através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), do governo federal.
Com o passar dos anos, diversas foram as ações realizadas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, e inúmeras parcerias firmadas permitindo a realização de programas como Universidade Aberta do Brasil (UAB), Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec, que depois se tornou a Rede e-Tec Brasil) e Mediotec.
No final de 2020, a educação a distância (EaD) do IFCE passou por mudanças significativas, e uma delas foi a promoção da DEaD a Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD). Agora, além das atividades do nível núcleo ou diretoria, a unidade desenvolve planos, programas e projetos relacionados à educação profissional e tecnológica, atuando também no gerenciamento e produção de materiais didáticos e programas de entrevistas favorecendo o debate sobre Educação Profissional, cursos a distância, Programa de Pós-graduação, enfim, auxiliando nas ofertas de cursos no IFCE.
Neste sentido, o Práxis na Prática apresenta a entrevista realizada com o Prof. Samuel Brasileiro Filho, no Projeto Educação e Inclusão apresentado pelo Prof. Doutorando Gleison Capistrano, uma parceria entre o Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos, Artes e Entretenimento (GREPET) e o CREaD.
Entrevista com Ana Uchôa – Pró-reitora de Extensão do IFCE
Entende-se por curricularização da extensão a inserção de ações desta área finalística na formação do estudante, como componente curricular obrigatório, para a integralização do curso de graduação no qual esteja matriculado e, facultativo, para os cursos técnicos e de pós-graduação, no IFCE. Para fins de curricularização, a extensão deverá ser inserida no Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC) de graduação, de forma obrigatória, e no formato opcional, para os cursos técnicos e de pós-graduação.
Extensão, de acordo com a política desenvolvida pelo IFCE para esta área, é entendida como um processo educativo, político, social, científico, tecnológico e cultural, que promove a interação transformadora entre o IFCE e a sociedade, de forma indissociável ao ensino e à pesquisa. Enquanto processo, compreende um conjunto de atividades em que o IFCE promove a articulação entre os saberes acadêmicos e externos ao ambiente acadêmico, com base em demandas sociais, buscando o desenvolvimento institucional, local e regional.
Cumprindo mais uma vez o seu papel de compartilhar conhecimentos, o Práxis na Prática disponibiliza nesta edição do Projeto Educação e Inclusão, entrevista realizada pelo Doutorando Gleison Capistrano, proposta do CREaD e o Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos, Artes e Entretenimento (GREPET), com a Pró-reitora de Extensão do IFCE – Dra. Ana Uchôa, que comenta a relevância da curricularização dos projetos de extensão e as ações que são e serão desenvolvidas pela PROEXT junto à comunidade interna e externa ao Instituto.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NO IFCE CAMPUS BATURITÉ
O presente estudo trata-sedos resultadosdo Trabalho de Conclusão de Curso –TCC, no âmbito do curso de Tecnologia em Hotelaria, do IFCE campus Baturité. Aborda um relato da experiência vivenciada em um projeto de extensão desenvolvido em uma escola de ensino fundamental no município de Baturité. Também apresenta as análises dos bolsistas e pessoas que acompanharam o projeto de extensão, além de demonstrar os resultados alcançados com a sua execução. O objetivo geral do trabalho foi de relatar a experiência vivenciada no projeto de extensão, demonstrando a importância do patrimônio histórico, turístico e cultural do município para alunos do ensino fundamental. Teve como objetivos específicos: mostrar a experiência vivenciada durante a realização do projeto de extensão no curso de Tecnologia em Hotelaria; desenvolver a participação dos alunos do curso Tecnologia em Hotelaria em projeto de extensão auxiliando em sua formação acadêmica; relacionar teoria e prática da disciplina Introdução ao Estudo do Turismo no processo ensino e aprendizagem; e, realizar pesquisa bibliográfica visando catalogar informações necessárias para fundamentar o projeto de extensão.
Para maiores informações, você pode acessar:
https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/PET/issue/view/49
https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/PET/article/view/1427/1174
Educação e Inclusão | Entrevista com José Wally Mendonça Menezes
Neste episódio, prof. Wally Menezes conversa conosco sobre "Pesquisa e extensão, e a importância para o ensino".
Reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes tem licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado em física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor do Departamento de Telemática e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET), ambos do IFCE, além de pesquisador do Laboratório de Fotônica e Eletromagnetismo Aplicado/IFCE e colaborador do Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (Locem/UFC). Tem experiência na área de física aplicada a telecomunicações, eletromagnetismo, áreas clássicas da fenomenologia e suas aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de telecomunicações, grafeno, internet das coisas (IoT), big data, fotônica, redes sensores, comunicação óptica, telessaúde e smart city.
M U L T I M E I O S
Neste espaço vocês encontrarão sites, vídeos e outros materiais de multimídia que auxiliarão a relação da teoria e da prática no processo ensino e aprendizagem.