Este post é de um grupo sugerido
Feed dos grupos
Visualize grupos e posts abaixo.
Este post é de um grupo sugerido
DEBATE: QUAL A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS EM ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DOCENTES?
Na prática docente, quanto mais atividades práticas envolvendo os discentes, melhor será a relação da teoria e da prática. Nesse contexto, como você docente e/ou discente percebe a importância da participação de bolsistas auxiliando no processo de ensino e aprendizagem?
Este post é de um grupo sugerido
DEBATE: O ENSINO HÍBRIDO NO MUNDO PÓS-PANDÊMICO
Com o surgimento da pandemia devido a covid-19, docentes e discentes tiveram que se reinventar e se adaptar a uma nova forma de aprender e de ensinar. Com o isolamento social surgiu a necessidade do ensino remoto com aulas online, videoaulas, dentre outras metodologias.
Nesse sentido, várias ferramentas foram disponibilizadas e os educadores se viram diante de novos desafios, aos quais não estavam preparados.
Passados quase dois anos dessa realidade, a questão atual que trazemos para debate neste ambiente virtual é a seguinte:
"O ensino híbrido é tendência ou realidade para a vida escolar no mundo pós-pandemia?"
Este post é de um grupo sugerido
Alunos pesquisadores da EJA: livro de chás de com plantas medicinais afrobrasileiras
Trata--se de protótipo de um livro com resceitas de chás com plantas afrobrasileiras pesquisadas e apresentadas na culminância do Proheto "África em Nós " do Colégio Estadual de Alagoinhas-Ba, em 2018. Como professora da turma à época estudantes do Eixo IV e V (6.° e 7.°/ 8.° e 9.°) anos . Hoje se encontram respectivamente no eixo VI /VII (1.°e 2° ;3.°). As pesquisas foram bastante ricas e busco publicar o livro com as receitas no modo digital.
Olá Neide,
Agradeço a sua participação em nosso site e gostaria de saber se você pode enviar essa sua experiência para o meu e-mail costatemilson@gmail.com com fotos e comentando o que foi o projeto, pois disponibilizarei em Experiência Exitosa ou para Download nos espaços disponíveis para isso em nosso site "Práxis na Prática".
Fico muito feliz em verificar que a nossa página está alcançando o seu principal objetivo, possibilitar compartilhamento de trabalhos e reflexões sobre a Educação em nosso país...
Grato,
Profº Temilson Costa
Este post é de um grupo sugerido
DEBATE: EXISTEM ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO REMOTO?
"Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível" - Paulo Freire...
O papel da educação na sociedade, proporciona o entendimento da realidade onde os sujeitos estão inseridos, realizando reflexões sobre as possibilidades de transformações que podem ocorrer na vida das pessoas. Dentre os aspectos predominantes no ato de ensinar e estudar, percebe-se que é muito importante que os educadores estejam atentos a realidade de mundo onde os alunos estão inseridos, não apenas constatando o que ocorre em determinado ambiente, mas entendendo aquilo que possa intervir na própria formação dos sujeitos, ou seja, observar ocorrências transformadoras que possam interferir em mudanças de atitudes que possibilite a busca de ideais na vida das pessoas.
A reflexão que hora iniciamos está relacionada aos desafios que enfrentamos nesses tempos de pandemia, o que levou os docentes a se reinventar para enfrentar os desafios do ensino remoto.
A pergunta é, como você professor…
Olá Neide,
Por favor envie para o meu e-mail costatemilson@gmail.com essas suas experiências com fotos que posso disponibilizar na ABA Experiências Exitosas, o que enriquecerá ainda mais a minha página Práxis na Prática, pois esse é o verdadeiro papel de criação desse Produto Educacional.
Abraços,
Professor Temilson Costa
Este post é de um grupo sugerido
SUGESTÕES PARA DEBATES
Caros colegas, utilizem este espaço para sugerir novos assuntos a serem debatidos no Práxis na Prática.
Deixem aqui, nos comentários, um assunto específico relacionado à prática da educação no Ensino Tecnológico que gostariam de discutir. Sazonalmente, iremos disponibilizá-los na cessão "DEBATES", como forma de tópicos de discussões e, assim, poderemos nos aprofundar nestes determinados assuntos sugeridos por vocês.
Desde já, agradecemos a participação e interação!
Olá Profº Wagner,
Agradeço a sua participação aqui neste espaço dando sugestão sobre um tema para debatermos. Vamos amadurecer essa ideia e disponibilizar a sua sugestão no espaço onde outros professores também comentem o tema proposto.
Abraços e obrigado por visitar a nossa página!
Profº Temilson Costa
Este post é de um grupo sugerido
DEBATE: A CONDUÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO TECNOLÓGICO
"Aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos e sentimos. Aprendemos quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços, entre o que está solto, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido" (MORAN, 2000, p. 23).
Para darmos início aos debates da página Práxis na Prática, questionamos: De acordo com o pensamento de Moran, quais os melhores encaminhamentos, você professor, realiza na condução de aulas práticas? Comente!
OBS: Você gostaria de sugerir algum assunto norteador para debate? Então envie-nos uma mensagem com a sua sugestão pelo nosso Chat de Membros!
Dar direcionamento, apoio e orientação. Creditar os períodos das aulas como parte do processo das atividades práticas é o primeiro passo para entendimento desse processo. A presença do professor é fundamental durante a ausência da exposição de conteúdo, justamente na orientação da atividade e de tira-duvidas.
Acredito muito que seja uma realidade! Na verdade, o híbrido esteve na nossa realidade há algum tempo, propiciando a imersão intensa das novas Tecnologias na vivência estudantil, no desenvolvimento do currículo e na gerência de uma nova cultura avaliação. Precisamos agregar esse conceito ao nosso contexto a uma realidade inclusive necessitada de uma nova abordagem de ensino e de aprendizagem.