"Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível" - Paulo Freire...
O papel da educação na sociedade, proporciona o entendimento da realidade onde os sujeitos estão inseridos, realizando reflexões sobre as possibilidades de transformações que podem ocorrer na vida das pessoas. Dentre os aspectos predominantes no ato de ensinar e estudar, percebe-se que é muito importante que os educadores estejam atentos a realidade de mundo onde os alunos estão inseridos, não apenas constatando o que ocorre em determinado ambiente, mas entendendo aquilo que possa intervir na própria formação dos sujeitos, ou seja, observar ocorrências transformadoras que possam interferir em mudanças de atitudes que possibilite a busca de ideais na vida das pessoas.
A reflexão que hora iniciamos está relacionada aos desafios que enfrentamos nesses tempos de pandemia, o que levou os docentes a se reinventar para enfrentar os desafios do ensino remoto.
A pergunta é, como você professor tem possibilitado aos discentes atividades práticas atuando de forma virtual?
Relizei uma gincana virtusl de produção fe sabonete líquido para doação na comunidade. Na cidade de Alagoinhas Bs, vom estudantes da EJA, embakagens vazias reutiluzadad sabobenete luquido a partir do sabonete em barra, criscao de rotuo, nome do sabobete criação do estudante, mini projeto de pesquisa, doação no bairro onde vive o estidante, antes dusso tudo tives a sensibilixacao com im poema A invenção bdo Abraço bde Ricardo Sikvestrin, textis, otientacies, elaboracao de piesias, cartas para a humanidade, rekatos oessoais vídeos cada um em sua casa , envio de fotos, arquivos.
Sim! A minha experiência nas atividades práticas junto aos licenciados da Física se relacionam a atividades com determinada roteirização para organização e execução procedimental dos estudantes. Entretanto, a aberta para a criatividade e a flexibilidade de cada contexto se faz presente. Exemplo: elaboração de um podcast, individual ou em grupo, foi apresentada a temática , os elementos que deveriam compor a atividade e a rubrica de avaliação da mesma, os alunos fizeram várias interfaces de falas, tanto relativa ao conteúdo, quanto ao formato do podcast. Houve muita criatividade e inovação!
Bom dia a todos! Gostaria, inicialmente, de parabenizar o prof. Temilson, meu colega de mestrado, por possibilitar um canal de troca de experiências entre educadores e amantes da interação de forma tão criativa. Infelizmente, não estou atuando em sala de aula desde 2019 quando me afastei por problemas de saúde. Tenho acompanhado meus colegas de trabalho pelo WhatsApp e vejo a luta por tentar trabalhar com ferramentas, antes pouco utilizadas, e fazer com que os alunos consigam prosseguir nos estudos sem se desmotivarem. Percebo também que, embora tenham sido disponibilizadas várias ferramentas interativas, alguns alunos não têm acesso a internet e, os que têm, só acessam pelo meet. Minha escola fica na região metropolitana de Fortaleza e boa parte do nosso público é da zona rural, jovens que viam na escola um lugar de encontro, de estudos, de refúgio, de aconselhamento entre outros. Enfim, espero, em breve, ter experiências para compartilhar com vocês. Um abraço afetuoso!
Caro professor Temilson,
Nós professores e professoras experimentamos sempre buscarmos novas estratégias e alternativas que possibilitem uma aula interativa, reflexiva e acolhedora, onde os conteúdos são partilhados em sua profundidade através das colaborações e múltiplos olhares entre todos os personagens ali envolvidos. Nosso cotidiano é desafiador, talvez isso seja uma válvula propulsora e motivacional para cada um de nós. Eu particularmente sinto-me desafiada em acolher nossos alunos de forma afetuosa e que em nossas relações tenham respeito e acima de tudo crescimento cognitivo, aprendizagem e maturidade emocional para entender tal relação estabelecida.
Com a ampliação do uso das tecnologias nas últimas décadas, presenciamos uma imersão em mais um desafio, utilizar as tecnologias no contexto escolar. Se articulava um novo cenário de surgimento de diversas ferramentas disponíveis gratuitamente favorecendo alternativas para os avanços na aprendizagem de maneira multifacetários. Ao longo das décadas percebemos os professores utilizando cada vez mais a tecnologia e os dispositivos móveis em suas aulas.
Em 2020 foi possível presenciar as mudanças devastadoras causadas em diversas esferas sociais, econômicas, de saúde e educacionais decorrente ao Coronavírus (Sars-CoV-2).
E como não seria diferente, em tempos de pandemia, nós os professores se articularam em busca de alternativas, estratégias criativas que acolhesse os alunos de maneira global em suas dificuldades.
Na busca por inovação metodológica e as novas concepções dos sujeitos que constituem uma sala de aula agora remota, presenciamos uma busca incansável por ambientes, ferramentas e maneiras de ministrar “novas aulas de maneira remota” que provêm da intenção docente em tornar o processo de aprendizagem ainda mais motivacional e participativo.
Ao longo desse processo durante o ano, ocorreu uma transformação do professor e sua maneira em abordar a sala de aula. A diversidade das permutas sociais, em que, a todo momento, se processam novas demandas de aprendizagem, reconfigurando, assim, a construção de novas práticas pedagógicas, de modo a evidenciar a inovação por meio de atividades colaborativas, interativa e acima de tudo atividades que favoreça o aluno avançar na produção de conhecimento cientifico.
Atualmente uso como minha maior estratégia para sala de aula remota a diversidade de atividades e metodologias. O efeito surpresa de atividades apresentadas move a base da minha pratica pedagógicas, tornando assim uma inovação. Que os alunos no fim das disciplinas tenham experimentado diversas ferramentas, reflexões, metodologias e principalmente tenham experimentado uma escuta reflexiva e respeitosa. O diálogo promove a apropriação do aluno dos seus próprios avanços.
Espero quando que a pandemia passe por nós e faça que os professores também percebam sua força na transformação da sua prática em sala de aula tanto de maneira remota como de forma presencial.
Bom dia! Em minhas aulas estamos elaborando pds com a teoria e depois a prática (em forma de exercícios). Formamos gruposnde whatszap bussines para que os alunos possam debater e resolver os exercícios.